SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Considerações de professores de educação física sobre o atendimento de alunos de classes especiais inseridos em ambientes educacionais sob a perspectiva da inclusãoAprendizagem totalizante: propicia o aprender de crianças com deficiência visual, de crianças surdas e de crianças sem deficiências sensoriais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MELO, Marcos Ribeiro de  e  BERGO, Maria Stela de Araújo de Albuquerque. Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2003, vol.09, n.02, pp.227-236. ISSN 1413-6538.

O artigo relata e analisa os resultados de uma investigação junto às escolas da rede estadual de ensino na cidade de Aracaju, na qual se buscou analisar relatos sobre a atuação de uma amostragem de professores dessa rede de ensino, junto aos alunos portadores de deficiência mental, em classes especiais ou inclusivas, frente à questão da Educação Sexual, tanto presente na formação desses professores, quanto ao lidar no cotidiano com o tema. Foram entrevistados quinze professores e, na análise de conteúdo das respostas, constatou-se que a realidade presente no dia-a-dia do professor de crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência mental deixa-o perplexo, confuso, evasivo nas respostas e sem metas pedagógicas definidas quanto ao assunto. Diante disso, conclui-se que há necessidade urgente de uma preparação adequada, compensatória das lacunas na formação acadêmica do professor, para lidar com a sexualidade do aluno no cotidiano escolar.

Palavras-chave : Educação Sexual; Formação do Professor; Temas Transversais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )