SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01O agente de saúde e o paciente especial: examinando o jogo dialógico entre o profissional de odontologia e sujeitos com deficiência mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

GARCIA, Silvana Canalhe  e  DE ROSE, Tânia Maria Santana. Rendimento acadêmico e adaptação escolar de alunos participantes na modalidade inclusiva de ensino que combina sala regular e sala de recursos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.01-14. ISSN 1413-6538.

O presente estudo pretendeu delinear o perfil acadêmico e a adaptação escolar de um grupo de alunos que participavam da modalidade inclusiva de ensino que combina a freqüência à sala regular e à sala de recursos. Os participantes foram nove alunos do Ensino Básico. Os instrumentos utilizados foram: o Levantamento Diagnóstico de Leitura e Escrita de Clay que avalia dez tarefas de leitura e escrita dominadas, em geral, por alunos ao final da 1ª série; o Teste de Desempenho Escolar e a Escala de Caracterização do Comportamento de Alunos em Sala de Aula que avalia o relacionamento dos alunos com a professora, os colegas e o engajamento nas tarefas. Os resultados relativos ao desempenho dos alunos no Levantamento Diagnóstico de Leitura e Escrita de Clay indicaram que somente 33% dos alunos realizaram satisfatoriamente as tarefas de escrita e leitura. Foram identificadas as aprendizagens de leitura e escrita dominadas por cada um dos demais participantes. Os resultados do TDE mostraram que 100% dos alunos obtiveram classificação inferior em leitura e 78% obtiveram classificação inferior em escrita e aritmética. As professoras avaliaram que 55,5% dos alunos não apresentavam problemas de relacionamento com elas e 33% não apresentavam problemas com os colegas. Em relação ao engajamento nas atividades de sala de aula, os resultados indicaram que 44% dos alunos apresentavam mais dificuldades de adaptação. O estudo levanta questões sobre as possibilidades e limitações de uma modalidade inclusiva de ensino.

Palavras-chave : Inclusão; Desempenho Acadêmico; Adaptação Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )