SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Rendimento acadêmico e adaptação escolar de alunos participantes na modalidade inclusiva de ensino que combina sala regular e sala de recursosNecessidades especiais e adoção: probabilidades e prevenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

BIATO, Emília Carvalho Leitão  y  GOES, Maria Cecília Rafael de. O agente de saúde e o paciente especial: examinando o jogo dialógico entre o profissional de odontologia e sujeitos com deficiência mentalHelth agent and patient with special needs: examining the dialogue between the dentist and the mental deficient subjects. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.15-28. ISSN 1413-6538.

Este estudo procurou investigar os modos de atuação de uma cirurgiã dentista junto a pacientes especiais que apresentam deficiência mental e freqüentam uma instituição de educação especial. O objetivo foi caracterizar a comunicação da profissional com crianças e adolescentes, em sessões de consultório e em atividades educativas. Focalizando os diálogos estabelecidos nas diversas situações registradas, as análises buscaram configurar o lugar que a profissional ocupa nas interlocuções e as estratégias que ela emprega para os propósitos de atender e educar. Os achados sugerem que, nas instâncias de tratamento, sobretudo quando precisa obter cooperação, a comunicação da dentista mostra-se apropriada no tocante a vários aspectos da relação com seus pacientes especiais. Entretanto, nas atividades educativas, sua postura de escuta e sua disposição para conversar são reduzidas. Ela geralmente não abre espaço para as manifestações do interlocutor e tende a assumir o “comando” dos diálogos, centrando-se no informar (o que reflete uma visão do processo de ensino-aprendizagem como transmissão-recepção) e efetuando um direcionamento da interlocução a temas estritamente ligados à saúde bucal (o que limita as oportunidades de conhecer os pacientes-educandos e as significações que eles estão elaborando).

Palabras clave : Pacientes Especiais; Deficiência Mental; Agentes de Saúde; Processos Comunicativos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )