SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01O conceito de deficiência em discussão: representações sociais de professores especializadosAnálise microgenética em pesquisa com alunos surdos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de  y  MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. O que pensa a comunidade escolar sobre o aluno com paralisia cerebral. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.75-92. ISSN 1413-6538.

Visando compreender como vem se processando a inclusão no ensino regular do aluno com deficiência física, particularmente daquele que apresenta seqüela de paralisia cerebral, o presente estudo tem como objetivo identificar o que pensam os integrantes de duas comunidades escolares, da cidade do Natal-RN, acerca da presença deste aluno em seu contexto educacional. A partir dos depoimentos relatados através de entrevista semi-estruturada, verifica-se que os sujeitos pesquisados percebem o aluno com paralisia cerebral com base em: aspectos visuais, concepções arraigadas da deficiência, entendimentos inadequados, suas potencialidades, uma visão de que são pessoas que necessitam de ajuda e são importantes para formação de valores. O estudo aponta para a importância do desenvolvimento de programas de orientação visando desmistificar informações errôneas acerca da deficiência em geral, e, em especial, a respeito da paralisia cerebral, que podem servir como favorecedores para inclusão escolar desses alunos e atuação de todos aqueles que trabalham com essa clientela.

Palabras clave : Concepção; Paralisia Cerebral; Educação Inclusiva; Comunidade Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )