SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01What the school community thinks of the student with cerebral palsyThe prevention of deficiences in special education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

KELMAN, Celeste Azulay  and  BRANCO, Angela Uchôa. Análise microgenética em pesquisa com alunos surdos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.01, pp.93-106. ISSN 1413-6538.

Utiliza-se uma perspectiva metodológica qualitativa, a análise microgenética, para pesquisar alunos surdos e seus processos de integração em classes regulares do ensino fundamental. O estudo é realizado em uma classe de integração de uma escola pública inclusiva em Brasília. Aborda as interações entre professoras-alunos surdos e entre alunos surdos e seus colegas ouvintes, analisando aspectos comunicativos e metacomunicativos observados nas interações sociais. A díade de professoras analisada nesse artigo foi escolhida dentre quatro díades (no total,  mais de cem horas de observação), pela riqueza de ações verbais e não verbais presentes no processo comunicativo. O estudo utiliza a análise microgenética no contexto da metodologia qualitativa por entender que esta análise, apesar de exigir um longo trabalho com o corpus de dados obtidos através de registro de observações, é a metodologia que melhor permite identificar e analisar o fenômeno das interações em sala de aula. A abordagem sociocultural construtivista, que destaca a importância da dimensão da cultura e do sujeito ativo no desenvolvimento humano, associada à análise microgenética consiste, assim, no modelo teórico-metodológico que fundamenta e orienta a definição dos recortes feitos na pesquisa, bem como a construção dos dados. Ao identificar condições e estratégias que facilitam e/ou dificultam a integração entre os alunos e as possibilidades de sucesso das experiências de ensino-aprendizagem, o  estudo busca oferecer contribuições no sentido da promoção da inclusão, apesar das dificuldades inerentes ao processo de elucidação dos elementos importantes que facilitam uma verdadeira inclusão e integração dos alunos surdos nas classes regulares.

Keywords : Surdez; Iinclusão; Comunicação; Microgênese.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )