Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
LEITE, Lúcia Pereira. Educador especial: reflexões e críticas sobre sua prática pedagógica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.131-142. ISSN 1413-6538.
Este texto pretende trazer algumas reflexões sobre como o educador especial deve orientar suas ações educacionais, caso deseje promover um ensino de qualidade a uma parcela que ainda se encontra, muitas vezes, distante do espaço escolar. Serão analisadas as funções do professor especialista e sua atuação profissional no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, fazendo uma alusão a práticas pedagógicas que ainda promovem a segregação desses educandos, no cenário educacional atual. No decorrer da análise textual recorreu-se aos pressupostos da Psicologia sócio-histórica, para embasar teoricamente as reflexões apresentadas sobre a atuação do educador especial.
Palabras clave : Educador Especial; Educação Especial; Prática Pedagógica.