SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02O convívio com irmão especial e a caracterização da interação: um estudo descritivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

LEITE, Lúcia Pereira. Educador especial: reflexões e críticas sobre sua prática pedagógica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.131-142. ISSN 1413-6538.

Este texto pretende trazer algumas reflexões sobre como o educador especial deve orientar suas ações educacionais, caso deseje promover um ensino de qualidade a uma parcela que ainda se encontra, muitas vezes, distante do espaço escolar. Serão analisadas as funções do professor especialista e sua atuação profissional no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, fazendo uma alusão a práticas pedagógicas que ainda promovem a segregação desses educandos, no cenário educacional atual. No decorrer da análise textual recorreu-se aos pressupostos da Psicologia sócio-histórica, para embasar teoricamente as reflexões apresentadas sobre a atuação do educador especial.

Palavras-chave : Educador Especial; Educação Especial; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )