SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue02The relationship with a disabled sibling and describing the interaction: a descriptive studyNarrative analysis of a subject with down syndrome in dialogical situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

FROTA, Lêda Maria da Costa Pinheiro  and  OLIVEIRA, Vera Lúcia Mendes de. A experiência de ser mãe da criança com paralisia cerebral no cuidado cotidiano. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.161-174. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo é compreender o sentido da experiência vivida por mães de crianças com paralisia cerebral tetraplégica. Utilizou-se como referencial teórico a Fenomenologia segundo os pressupostos do filósofo Martin Heidegger, articulada ao processo hermenêutico para a interpretação do sentido. Foi realizada a entrevista fenomenológica no período de maio a junho de 2002 no domicílio de seis mães de crianças atendidas no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. Os discursos foram gravados com anuência das participantes, e todos os procedimentos éticos foram respeitados. Após a compreensão da experiência em uma visão mediana, emergiu o significado analisado à luz da fenomenologia através dos conceitos de Martin Heidegger em sua obra "Ser e Tempo", o que apontou para o sentido da unidade temática: ser-mãe no desvelar do cuidado e no ser-com.

Keywords : Mãe; Criança; Paralisia Cerebral; Fenomenologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )