SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02O convívio com irmão especial e a caracterização da interação: um estudo descritivoAnálise da narrativa de um sujeito com síndrome de down em situação dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

FROTA, Lêda Maria da Costa Pinheiro  e  OLIVEIRA, Vera Lúcia Mendes de. A experiência de ser mãe da criança com paralisia cerebral no cuidado cotidiano. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.161-174. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo é compreender o sentido da experiência vivida por mães de crianças com paralisia cerebral tetraplégica. Utilizou-se como referencial teórico a Fenomenologia segundo os pressupostos do filósofo Martin Heidegger, articulada ao processo hermenêutico para a interpretação do sentido. Foi realizada a entrevista fenomenológica no período de maio a junho de 2002 no domicílio de seis mães de crianças atendidas no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce. Os discursos foram gravados com anuência das participantes, e todos os procedimentos éticos foram respeitados. Após a compreensão da experiência em uma visão mediana, emergiu o significado analisado à luz da fenomenologia através dos conceitos de Martin Heidegger em sua obra "Ser e Tempo", o que apontou para o sentido da unidade temática: ser-mãe no desvelar do cuidado e no ser-com.

Palavras-chave : Mãe; Criança; Paralisia Cerebral; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )