Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Especial
versión impresa ISSN 1413-6538
Resumen
CAZAROTTI, Mirian y CAMARGO, Evani A. Amaral. Análise da narrativa de um sujeito com síndrome de down em situação dialógica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.175-182. ISSN 1413-6538.
O texto diz respeito à análise da narrativa de um sujeito (6 anos de idade) com síndrome de Down e baseia-se nas teorias enunciativo-discursivas e nas discussões de Bakhtin e Geraldi, sobre linguagem e seu funcionamento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a narrativa de uma criança com singularidades no desenvolvimento lingüístico em uma situação dialógica. Os dados referem-se a atividades em grupo videogravadas em uma instituição especial. O texto propõe a análise qualitativa e observacional dos episódios narrativos. Os resultados indicam que, no início do processo narrativo, a criança necessita do outro mais experiente na língua como mediador no processo de significação das palavras e gestos.
Palabras clave : Llinguagem; Narrativa; Síndrome de Down.