SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02A experiência de ser mãe da criança com paralisia cerebral no cuidado cotidianoA motivação social nas interações escolares e o desenvolvimento de crianças surdas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

CAZAROTTI, Mirian  e  CAMARGO, Evani A. Amaral. Análise da narrativa de um sujeito com síndrome de down em situação dialógica. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.175-182. ISSN 1413-6538.

O texto diz respeito à análise da narrativa de um sujeito (6 anos de idade) com síndrome de Down e baseia-se nas teorias enunciativo-discursivas e nas discussões de Bakhtin e Geraldi, sobre linguagem e seu funcionamento. Assim, o objetivo deste estudo é analisar a narrativa de uma criança com singularidades no desenvolvimento lingüístico em uma situação dialógica. Os dados referem-se a atividades em grupo videogravadas em uma instituição especial. O texto propõe a análise qualitativa e observacional dos episódios narrativos. Os resultados indicam que, no início do processo narrativo, a criança necessita do outro mais experiente na língua como mediador no processo de significação das palavras e gestos.

Palavras-chave : Llinguagem; Narrativa; Síndrome de Down.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )