SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue02Narrative analysis of a subject with down syndrome in dialogical situationImplementation of augmentative resources of communication: family participation in the description of their children’s Behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

DE PAULA, Liana Salmeron Botelho  and  OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. A motivação social nas interações escolares e o desenvolvimento de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.183-198. ISSN 1413-6538.

O presente artigo apresenta resultados de um estudo empírico sobre o tema da motivação social em interação de surdos no contexto escolar. A motivação social representa o conjunto dos padrões de interação em que se enquadram as trocas sociais concretas, sendo os mais freqüentes são a cooperação, a competição e o individualismo. Participaram do estudo 05 crianças surdas inseridas, no ano de 2001, em turnos alternados nos contextos de uma escola regular e de escola especial. Procedimentos de análise interpretativa e qualitativa foram utilizados para identificar e compreender os padrões de motivação social presentes nas interações em ambos os contextos. Na sala de aula regular, constatou-se o predomínio de regimes interativos competitivos e individualistas na relação ouvintes/surdos e cooperativos entre os surdos. Na sala de aula da escola especial, contrariamente, predominou a modelo competitivo. Em ambos os contextos, as formas de mediação exercidas pela professora foram determinantes na definição dos padrões de trocas sociais. Esses resultados constituem indicadores para a compreensão em contexto da dinâmica da inclusão educacional dos portadores de surdez severa.

Keywords : Motivação Social; Educação de Surdos; Educação Inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )