SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Análise da narrativa de um sujeito com síndrome de down em situação dialógicaImplementação de recursos suplementares de comunicação: participação da família na descrição de comportamentos comunicativos dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

DE PAULA, Liana Salmeron Botelho  e  OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. A motivação social nas interações escolares e o desenvolvimento de crianças surdas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.183-198. ISSN 1413-6538.

O presente artigo apresenta resultados de um estudo empírico sobre o tema da motivação social em interação de surdos no contexto escolar. A motivação social representa o conjunto dos padrões de interação em que se enquadram as trocas sociais concretas, sendo os mais freqüentes são a cooperação, a competição e o individualismo. Participaram do estudo 05 crianças surdas inseridas, no ano de 2001, em turnos alternados nos contextos de uma escola regular e de escola especial. Procedimentos de análise interpretativa e qualitativa foram utilizados para identificar e compreender os padrões de motivação social presentes nas interações em ambos os contextos. Na sala de aula regular, constatou-se o predomínio de regimes interativos competitivos e individualistas na relação ouvintes/surdos e cooperativos entre os surdos. Na sala de aula da escola especial, contrariamente, predominou a modelo competitivo. Em ambos os contextos, as formas de mediação exercidas pela professora foram determinantes na definição dos padrões de trocas sociais. Esses resultados constituem indicadores para a compreensão em contexto da dinâmica da inclusão educacional dos portadores de surdez severa.

Palavras-chave : Motivação Social; Educação de Surdos; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )