SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue02Social motivation in school interactions and the development of deaf childrenInteractive and communicative abilities of autistic children: a maternal perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José  and  GUARDA, Natália Silveira da. Implementação de recursos suplementares de comunicação: participação da família na descrição de comportamentos comunicativos dos filhos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.199-220. ISSN 1413-6538.

Durante o processo de seleção dos recursos alternativos e/ou suplementares são necessários cuidados específicos como uma ampla avaliação do usuário, de maneira a focalizar seus centros de interesse, suas habilidades e necessidades. Neste contexto, é importante a participação do aluno, da família e da escola. O objetivo desta pesquisa foi analisar os atos comunicativos de dois alunos com deficiência múltipla em situações familiares por meio de registro de diário e de relato familiar. Os resultados indicaram a importância de inserir a família no processo de avaliação do vocabulário inicial e os aspectos de comunicação que deverão ser orientados para a seleção e implementação de recursos alternativos e /ou suplementares de comunicação.

Keywords : Comunicação Alternativa; Educação Especial; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )