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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

DELIBERATO, Débora; MANZINI, Eduardo José  e  GUARDA, Natália Silveira da. Implementação de recursos suplementares de comunicação: participação da família na descrição de comportamentos comunicativos dos filhos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.199-220. ISSN 1413-6538.

Durante o processo de seleção dos recursos alternativos e/ou suplementares são necessários cuidados específicos como uma ampla avaliação do usuário, de maneira a focalizar seus centros de interesse, suas habilidades e necessidades. Neste contexto, é importante a participação do aluno, da família e da escola. O objetivo desta pesquisa foi analisar os atos comunicativos de dois alunos com deficiência múltipla em situações familiares por meio de registro de diário e de relato familiar. Os resultados indicaram a importância de inserir a família no processo de avaliação do vocabulário inicial e os aspectos de comunicação que deverão ser orientados para a seleção e implementação de recursos alternativos e /ou suplementares de comunicação.

Palavras-chave : Comunicação Alternativa; Educação Especial; Família.

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