SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Implementação de recursos suplementares de comunicação: participação da família na descrição de comportamentos comunicativos dos filhosO método de história de vida na pesquisa em educação especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

MALASPINA, Érica Arruda  e  LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin. Habilidades interativas e comunicativas de crianças autistas: ponto de vista materno. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.02, pp.221-234. ISSN 1413-6538.

O processo de avaliação das habilidades interativas e comunicativas pode, nos quadros de autismo, sofrer interferências dos aspectos comportamentais, dificultando que estas crianças respondam adequadamente aos estímulos nas situações de testagem, uma vez que apresentam dificuldades quando há: quebra da rotina, novas interações interpessoais, mudanças do ambiente físico, dentre outros. Neste aspecto, a família, e principalmente a mãe, com a convivência diária com o filho autista, pode contribuir informando e descrevendo suas habilidades interativas e de comunicação com precisão, auxiliando os profissionais na descoberta das peculiaridades comunicativas de seus filhos. Este estudo teve como objetivo investigar com as mães de crianças autistas suas percepções quanto às habilidades interativas e comunicativas de seus filhos. Fizeram parte deste estudo 34 mães de autistas que responderam um questionário contendo perguntas sobre os primeiros sintomas, o diagnóstico, as habilidades interativas e comunicativas. Os resultados, após análise descritiva dos dados, apontaram que as mães perceberam as dificuldades interativas e comunicativas de seus filhos, descrevendo, como principais alterações do desempenho interativo, brincar de forma estranha, uso do outro como instrumento, movimentos repetitivos e de auto estimulação, dentre outros. Quanto a comunicação, todas relataram dificuldade e descreveram o mutismo, o uso de jargão, ecolalia, palavras sem significado e dificuldade para acatar ordens como problemas encontrados. Dessa forma, as mães contribuíram fornecendo informações relevantes para o conhecimento do desempenho interativo e comunicativo de seus filhos.

Palavras-chave : Autismo; Família; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )