SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Avaliação de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chaves. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.257-272. ISSN 1413-6538.

A palavra-chave é uma representação do conteúdo significativo do texto e também é utilizada para representar uma necessidade de informação na estratégia de busca. O tratamento temático de conteúdo para sistemas de recuperação da informação oferece subsídios teóricos e metodológicos para a determinação de palavras chaves tendo em vista a estrutura e a tipologia textual do artigo científico. Propõe-se a explicitação do processo de determinação de palavras-chaves em artigos científicos da área de Educação Especial com o objetivo a representação documentária do seu conteúdo para atendimento de demanda de recuperação pelo leitor especialista da área. O texto científico é apresentado como variável importante em metodologia de indexação para a determinação de palavras chaves utilizando como estratégia de análise de assunto a localização do tema principal pela exploração da estrutura textual combinada com a análise conceitual por questionamento e representação dos termos obtidos pela linguagem documentária do sistema que indexa o periódico. Conclui-se pela orientação de que a palavra chave é resultado da representação documentária realizada mediante compatibilização com linguagens documentárias após identificação e seleção de termos durante a análise de assunto do artigo pelo autor-leitor.

Palabras clave : Indexação; Palavras Chaves; Linguagens Documentárias; Artigo Científico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )