SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chavesEstigma no tempo da inclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

MANZINI, Eduardo José. Avaliação de artigos da Revista Brasileira de Educação Especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.273-286. ISSN 1413-6538.

O objetivo do presente trabalho é expor, detalhadamente, o processo de avaliação dos textos submetidos à Revista Brasileira de Educação Especial, bem como realizar uma análise dos pareceres e identificar os critérios que nortearam a avaliação, reformulação e, conseqüentemente, a aprovação ou não dos textos científicos submetidos à avaliação em 2003 e 2004. Para tanto, analisamos 60 pareceres exarados pelo Conselho Editorial e pelos pareceristas "ad hoc" da Revista Braseira de Educação Especial, sendo que 12 destes indicavam a não aprovação do artigo. Por meio do tratamento das informações realizado, foi possível identificar quatro categorias de análise. 1) Relevância, mérito, originalidade dos artigos; 2) Composição dos artigos (divisão em seções; presença de resumo, palavras chaves e abstract); 3) Normatização (referências, notas de rodapé, inserção de figuras, tabelas e quadros); e 4) Conteúdo (objetivos, procedimentos de tratamento e análise, apresentação dos resultados, etc). Tais categorias indicaram as necessidades mais comuns relacionadas à revisão, reformulação e motivos da recusa dos artigos. É possível concluir que os pareceres exarados pelo Conselho Editorial e pelos pareceristas "ad hoc" da Revista Braseira de Educação Especial têm um caráter pedagógico e indicam aos autores as necessidades de reformulação dos textos.

Palabras clave : Avaliação de Artigos Científicos; Metodologia de Pesquisa; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )