SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Avaliação de artigos da Revista Brasileira de Educação EspecialContribuições e limitações do método Doman-Delacato no contexto da educação especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

OMOTE, Sadao. Estigma no tempo da inclusão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.287-308. ISSN 1413-6538.

O artigo analisa a construção social do desvio a partir dos significados sociais atribuídos a diferenças que não se conformam às expectativas normativas. Aponta as reações de uma audiência como variáveis críticas na construção e manutenção do desvio, uma vez que nenhuma qualidade é inerentemente vantajosa ou desvantajosa do ponto de vista social. O estigma é tratado como marca social de descrédito e de inferioridade das pessoas que pertencem a alguma categoria de desvio, e cumpre a função de controle social para a manutenção da vida coletiva. Aventa-se a idéia de que os desvios e estigmas são necessários na construção de uma sociedade inclusiva, justamente porque há aí uma ampla gama de desigualdades. O estigma é parte integrante da inclusão, e este é o grande dilema a ser enfrentado pelas sociedades humanas que precisam combater as desigualdades. A vida comunitária dos diferentes, sem as desigualdades sociais de hoje e com o respeito à diversidade, precisa conviver com o controle social por meio de estigma.

Palabras clave : Inclusão; Desvio; Estigma; Controle Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )