SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Estigma no tempo da inclusãoFormação de recursos humanos em educação especial: resposta das universidades à recomendação da Portaria Ministerial nº 1.793 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

WACHELKE, João Fernando Rech; NATIVIDADE, Jean Carlos; FAGGIANI, Robson Brino  y  ANDRADE, Alexsandro Luiz de. Contribuições e limitações do método Doman-Delacato no contexto da educação especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.309-320. ISSN 1413-6538.

É necessário que haja um movimento constante de análise e avaliação de métodos e concepções direcionados ao campo da educação especial, para que possa ser assegurado que as práticas nessa área sejam válidas e embasadas por um corpo de conhecimentos coerente e fundamentado na ciência. Em consonância com essa preocupação, o presente ensaio pretende apresentar as características gerais, contribuições e limitações de um método específico de tratamento adotado em contextos voltados para a educação especial, tanto em nível nacional quanto internacional: o método Doman-Delacato, praticado em instituições de todo o mundo, inclusive brasileiras. Como critérios para avaliar o método, foram consideradas a existência de pesquisas que comprovem a eficácia do método e a validade da teoria que o baseia, a compatibilidade do método com noções aceitas emgrande escala no campo da educação especial, e as implicações práticas para as partes envolvidas decorrentes da adoção do método. Após apresentar e discutir esses aspectos dessa prática em educação especial, concluímos, em concordância com diversos autores da literatura da área, que se trata de um método ineficiente, caracterizado por uma grande quantidade de equívocos em seus pressupostos teóricos, e cuja intensidade exigida para ser executado é exagerada e desnecessária. O caso desse método em educação especial evidencia a necessidade de reafirmar os laços entre a produção de conhecimento científico e a realização de intervenções profissionais em educação especial, assegurando à sociedade que somente práticas com base empírica sejam adotadas em definitivo.

Palabras clave : Práticas Controversas; Método Doman-Delacato; Padronização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )