SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Contribuições e limitações do método Doman-Delacato no contexto da educação especialInterlocução entre pais e profissionais da área de educação especial e suas concepções sobre a deficiência mental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CHACON, Miguel Cláudio Moriel. Formação de recursos humanos em educação especial: resposta das universidades à recomendação da Portaria Ministerial nº 1.793. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.321-336. ISSN 1413-6538.

Nesta pesquisa foram analisadas as grades curriculares dos cursos de Psicologia e Pedagogia de 33 universidades brasileiras, sendo 27 públicas e 06 particulares, bem como suas respectivas ementas e/ou conteúdos, no período compreendido entre 1992 e 1997, tendo em vista a Recomendação feita pelo MEC, por meio da Portaria Ministerial nº 1.793 de 27de dezembro de 1994. Foram convidados a participar da pesquisa seis profissionais, na qualidade de juízes, sendo três pedagogos e três psicólogos. Foi possível identificar disciplinas de Educação Especial, surgidas após a Recomendação da Portaria nº 1.793, nas grades curriculares de sete cursos de Pedagogia e três cursos de Psicologia. Além destes, um curso de Pedagogia adotou uma disciplina de Educação Especial, como eletiva, e um adotou uma disciplina que contempla o tópico. Não foi possível levantar os reais motivos que levaram a maior parte desses cursos a não atender à referida Recomendação. Entretanto, o mecanismo adotado pela SEESP/MEC parece ter exercido influência sobre os mesmos, se não total, pelo menos parcialmente.

Palabras clave : Portaria nº 1.793; Formação em Educação Especial; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )