SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue03Dialogue between parents and professionals in the area of special education and their conceptions of mental deficiencyAcquisition and development of the language in children with visual impairments: review of research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

MATSUKURA, Thelma Simões  and  CID, Maria Fernanda Barboza. Conhecendo a realidade de irmãos mais velhos de crianças que possuem necessidades especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.355-370. ISSN 1413-6538.

Buscando uma maior compreensão da dinâmica e do processo vivenciado por famílias de crianças que possuem necessidades especiais e, considerando que os irmãos, assim como os pais, vivenciam esta realidade, o objetivo do presente estudo foi investigar os principais aspectos presentes no desenvolvimento e no cotidiano de irmãos mais velhos de crianças portadoras de necessidades especiais, abarcando ambos os sexos. Foram participantes, quatro crianças, duas do sexo masculino e duas do sexo feminino, de seis a onze anos que tinham irmãos portadores de necessidades especiais e suas respectivas mães e professoras. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas. Após as transcrições das falas, os conteúdos das entrevistas foram agrupados em temas representativos e, a partir dos mesmos, foi construído o Discurso do Sujeito Coletivo de cada grupo de participantes - criança, mãe e professora. Os principais resultados encontrados revelaram que as crianças apresentam características comuns como: independência, maturidade, bom desempenho escolar, além disso, ajudam os irmãos com necessidades especiais nas tarefas cotidianas e possuem amigos. Os resultados foram discutidos sob o enfoque do desenvolvimento infantil, da dinâmica familiar.

Keywords : Família; Irmãos; Criança com Necessidades Especiais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )