SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Conhecendo a realidade de irmãos mais velhos de crianças que possuem necessidades especiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de  e  MARQUES, Susi Lippi. Aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças com necessidades especiais decorrentes da deficiência visual: revisão da literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.371-384. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste artigo foi efetuar uma revisão da literatura acerca das principais investigações conduzidas sobre o tema aquisição e desenvolvimento da linguagem realizadas com crianças portadoras de deficiência visual. Apreendeu-se que nas décadas de 80 e 90 as pesquisas foram expressivas, porém, em função de problemas metodológicos e da impossibilidade de generalização de resultados deram origem a controvérsias que persistem até o presente momento. No âmbito nacional poucos estudos abordam o tema de modo específico, isto é, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na referida população. Embora exista uma vasta literatura estrangeira a respeito do assunto ainda é notória a necessidade de ampliação de pesquisas sobre o processo em questão, visando novas propostas de intervenção e programas educacionais especiais.

Palavras-chave : Desenvolvimento da Linguagem; Deficiência Visual; Aquisição da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )