SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Construction of a social attitude scale toward inclusion: preliminary notesTeachers of children with special educational needs: the informational support in the daily routine of schools attempting to achieve inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CIA, Fabiana; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque  and  AIELLO, Ana Lúcia Rossito. Intervenção focada na família: um estudo de caso com mãe adolescente e criança de risco. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.49-65. ISSN 1413-6538.

A intervenção precoce proporciona ao indivíduo considerado de risco experiências significativas que venham a minimizar ou prevenir a ocorrência de danos mais graves ao seu desenvolvimento. Para sua efetividade, a família torna-se essencial, por ser responsável pela solução de problemas diários que surgem durante as etapas de desenvolvimento de seus filhos. A intervenção torna-se ainda mais importante para mães adolescentes de baixo poder aquisitivo, pois muitas não têm conhecimento sobre os cuidados com o filho, têm que abandonar os estudos, além de não contarem com apoio social. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivos identificar os impactos a curto prazo de uma intervenção direcionada para uma família e avaliar a médio prazo os impactos da intervenção sobre o desenvolvimento de uma criança de risco. Participaram deste estudo uma criança do sexo feminino (20 meses) e sua mãe (15 anos). Para avaliar os impactos da intervenção foram aplicados roteiros de entrevistas com a mãe e o Inventário Portage Operacionalizado com a criança e realizados registros da interação profissional-mãe durante a intervenção. Observou-se que a curto prazo a intervenção foi eficaz para que a mãe organizasse sua vida pessoal (retomar os estudos e voltar a realizar atividades sociais) e passasse a desenvolver interações mais adequadas com a filha com maior freqüência. Decorridos cinco meses da intervenção, verificou-se que a criança apresentou melhoras significativas em todas as áreas do desenvolvimento. Conclui-se que a intervenção foi eficaz para o empoderamento da família e conseqüentemente, para o favorecimento do desenvolvimento da criança.

Keywords : Intervenção; Família; Gravidez na Adolescência; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )