SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01A construção de uma escala de atitudes sociais em relação à inclusão: notas preliminaresProfessores de crianças com necessidades educacionais especiais: o suporte informacional no cotidiano da escola que busca a inclusão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

CIA, Fabiana; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque  y  AIELLO, Ana Lúcia Rossito. Intervenção focada na família: um estudo de caso com mãe adolescente e criança de risco. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.49-65. ISSN 1413-6538.

A intervenção precoce proporciona ao indivíduo considerado de risco experiências significativas que venham a minimizar ou prevenir a ocorrência de danos mais graves ao seu desenvolvimento. Para sua efetividade, a família torna-se essencial, por ser responsável pela solução de problemas diários que surgem durante as etapas de desenvolvimento de seus filhos. A intervenção torna-se ainda mais importante para mães adolescentes de baixo poder aquisitivo, pois muitas não têm conhecimento sobre os cuidados com o filho, têm que abandonar os estudos, além de não contarem com apoio social. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivos identificar os impactos a curto prazo de uma intervenção direcionada para uma família e avaliar a médio prazo os impactos da intervenção sobre o desenvolvimento de uma criança de risco. Participaram deste estudo uma criança do sexo feminino (20 meses) e sua mãe (15 anos). Para avaliar os impactos da intervenção foram aplicados roteiros de entrevistas com a mãe e o Inventário Portage Operacionalizado com a criança e realizados registros da interação profissional-mãe durante a intervenção. Observou-se que a curto prazo a intervenção foi eficaz para que a mãe organizasse sua vida pessoal (retomar os estudos e voltar a realizar atividades sociais) e passasse a desenvolver interações mais adequadas com a filha com maior freqüência. Decorridos cinco meses da intervenção, verificou-se que a criança apresentou melhoras significativas em todas as áreas do desenvolvimento. Conclui-se que a intervenção foi eficaz para o empoderamento da família e conseqüentemente, para o favorecimento do desenvolvimento da criança.

Palabras clave : Intervenção; Família; Gravidez na Adolescência; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )