SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue01Teachers of children with special educational needs: the informational support in the daily routine of schools attempting to achieve inclusionPolíticas de educação especial no Brasil: estudo comparado das normas das unidades da federação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin; DE VITTO, Luciana Paula Maximino; GARCIA, Fabiane Couto  and  CAMPOS, Lilian Claudia. Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com síndrome de down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.81-96. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho semântico da linguagem de crianças com Síndrome de Down. Foram avaliadas 28 crianças com idade variando de 24 a 83 meses. As mães responderam a um questionário sobre o desempenho semântico de seus filhos. Observou-se que na faixa etária de 50 a 83 meses ocorreu melhor desempenho no aspecto receptivo do que na faixa etária de 24 a 49 meses e o aspecto expressivo estava defasado em comparação ao aspecto receptivo. Na faixa etária de 50 a 83 observou-se a presença de jargão, que não foi encontrado na faixa etária anterior. Concluímos que há variabilidade no desenvolvimento lingüístico em crianças com Síndrome de Down, porém todos apresentavam atraso na aquisição da linguagem e discrepância entre a capacidade receptiva e expressiva. As mães são informantes confiáveis quanto ao desenvolvimento semântico de seus filhos.

Keywords : Linguagem; Análise Semântica; Síndrome de Down; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )