SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Professores de crianças com necessidades educacionais especiais: o suporte informacional no cotidiano da escola que busca a inclusãoPolíticas de educação especial no Brasil: estudo comparado das normas das unidades da federação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin; DE VITTO, Luciana Paula Maximino; GARCIA, Fabiane Couto  y  CAMPOS, Lilian Claudia. Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com síndrome de down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.81-96. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho semântico da linguagem de crianças com Síndrome de Down. Foram avaliadas 28 crianças com idade variando de 24 a 83 meses. As mães responderam a um questionário sobre o desempenho semântico de seus filhos. Observou-se que na faixa etária de 50 a 83 meses ocorreu melhor desempenho no aspecto receptivo do que na faixa etária de 24 a 49 meses e o aspecto expressivo estava defasado em comparação ao aspecto receptivo. Na faixa etária de 50 a 83 observou-se a presença de jargão, que não foi encontrado na faixa etária anterior. Concluímos que há variabilidade no desenvolvimento lingüístico em crianças com Síndrome de Down, porém todos apresentavam atraso na aquisição da linguagem e discrepância entre a capacidade receptiva e expressiva. As mães são informantes confiáveis quanto ao desenvolvimento semântico de seus filhos.

Palabras clave : Linguagem; Análise Semântica; Síndrome de Down; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )