SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Políticas de educação especial no Brasil: estudo comparado das normas das unidades da federação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

ROSSIT, Rosana Ap. Salvador; ARAUJO, Priscila Mara de  y  NASCIMENTO, Marisa Helena do. Matemática para deficientes mentais como objeto de pesquisa: análise e perspectivas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.119-142. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho tem como objetivo organizar e sistematizar as pesquisas desenvolvidas para o ensino de habilidades matemáticas para pessoas com deficiência mental. A análise da literatura nessa área poderá auxiliar os profissionais e pesquisadores da educação a reconhecer a importância desse tema no processo educacional do deficiente mental. A análise e discussão das pesquisas foi direcionada para os aspectos da aplicabilidade e da manutenção das relações aprendidas, proporcionando uma oportunidade para: (a) examinar que tipo de intervenção tem sido conduzida; (b) descrever as características da população classificada como deficiente mental que tem participado desses estudos; (c) sintetizar e discutir os resultados obtidos através dos diferentes procedimentos de ensino; e (d) oferecer sugestões para futuras pesquisas.

Palabras clave : Análise Matemática; Deficiência Mental; Educação Especial; Ensino de Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )