SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Avaliação assistida para crianças com necessidades educacionais especiais: um recurso auxiliar na inclusão escolarInteração entre professora e alunos em salas de aula com proposta pedagógica de educação inclusiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

ESCOBAL, Giovana; ARAUJO, Eliane Aparecida Campanha  and  GOYOS, Celso. Escolha e desempenho no trabalho de adultos com deficiência mental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.355-372. ISSN 1413-6538.

O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento de escolha de adultos com deficiência mental sob duas condições de trabalho com e sem arranjo instrucional e avaliar a influência da situação de escolha sobre parâmetros de desempenho nessas condições. Três adultos com deficiência mental aprenderam, inicialmente, uma tarefa de trabalho com e sem o referido arranjo, através de técnicas de controle de estímulos, modelagem e esvanecimento, e instruções verbais. O arranjo, desenvolvido para a tarefa específica de trabalho, contém dispositivos para colocação de papel picado, fundo de capas de bloco de anotações e cola. Seus objetivos específicos foram prover assistência imediata; aumentar ou manter a freqüência do comportamento e prevenir erros na rotina da tarefa. A estratégia experimental consistiu de cinco fases: ensino da tarefa (em grupo), pré-treino (em grupo), treino individualizado (com e sem arranjo instrucional), treino para escolha, e avaliação sob extinção. Os resultados mostraram que a introdução do arranjo instrucional diminuiu o tempo de realização da tarefa e a média de erros durante a execução da mesma. Pode-se afirmar que o arranjo instrucional permitiu maior controle dos participantes sobre a situação de trabalho e, aliado à oportunidade de escolha, possibilitou que trabalhassem mais estimulados e com maior independência.

Keywords : Escolha; Trabalho; Deficientes Mentais Adultos; Autodeterminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )