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Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

ARAUJO, Sandra Lúcia Silva. O processo de solução de problemas em crianças com deficiência mental leve: a relação entre o real e o virtual. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.395-408. ISSN 1413-6538.

Este artigo trata de uma pesquisa realizada com vinte e duas crianças com deficiência mental leve tendo como objetivo estudar o processo de solução de problemas dessas crianças em duas situações diferentes - uma situação denominada real e uma situação virtual. Esses sujeitos foram divididos em dois grupos experimentais: Grupo Experimental I e Grupo Experimental II. Como resultado, verificamos a supremacia da situação virtual (para ambos os grupos) e a supremacia do Grupo Experimental II (Virtual - Real - Virtual). Consideramos que essa supremacia pode ser explicada pelo fato de que a situação virtual possui uma característica de monitoramento, que permite à criança com deficiência mental leve ter um feedback imediato quanto às estratégias escolhidas; uma forma de aprendizagem mais gradual, onde lhes é possível aprender a organizar e integrar informações, e, também, uma situação onde elas sejam menos expostas ao medo do fracasso.

Keywords : Solução de Problema; Deficiência Mental Leve; Virtual - Real.

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