SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03O processo de solução de problemas em crianças com deficiência mental leve: a relação entre o real e o virtualA organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de  y  MARQUES, Susi Lippi. Análise da comunicação verbal e não-verbal de crianças com deficiencia visual durante interação com a mãe. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.409-428. ISSN 1413-6538.

A importância da linguagem para as crianças deficientes visuais é indiscutível, pois se trata da principal forma de promover sua interação social, além de ser fundamental na mediação de todo o seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi descrever o desempenho pragmático da linguagem de crianças cegas, com baixa visão e com visão normal, analisando as particularidades da interação entre mãe-criança em contextos livre e planejado. Participaram do estudo seis crianças: duas cegas, duas com baixa visão e duas com visão normal, selecionadas a partir de critérios específicos. Foram realizadas duas filmagens de cada díade em ambiente familiar, sendo uma em situação de brinquedo livre e outra em situação planejada. A análise contemplou a comunicação verbal e não-verbal das crianças e foi realizada por meio da categorização funcional, com protocolo previamente elaborado e aferido por juízes, no qual continham os meios, bem como as funções pragmáticas emitidas pelos participantes. Os dados revelaram que houve um predomínio do meio comunicativo verbal, tanto em situação livre como planejada. De maneira geral, os resultados do estudo indicaram que embora houvesse particularidades durante o seu uso, a linguagem das crianças deficientes visuais não se apresentou deficitária em relação a de crianças com visão normal. Além disso, as mães das crianças cegas e com baixa visão utilizaram estratégias que favoreceram esse desempenho, como descrições do ambiente, indicações e localizações de objetos durante a interação, tanto em contexto livre, quanto planejado.

Palabras clave : Cegueira; Visão Subnormal; Desenvolvimento da Linguagem; Interação Mãe-Criança; Necessidades Especiais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )