SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Análise da comunicação verbal e não-verbal de crianças com deficiencia visual durante interação com a mãeTer um irmão especial: convivendo com a Síndrome de Down author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

RODRIGUES, Armindo José. A organização e gestão do processo ensino-aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.03, pp.429-444. ISSN 1413-6538.

A pesquisa em educação tem esquecido o estudo dos processos de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula. No entanto, os modelos de organização e gestão da classe têm um grande impacto na planificação e implementação das actividades académicas e na qualidade e diferenciação dos percursos de aprendizagem dos alunos. Efectivamente, os resultados da nossa investigação puseram em evidência que há uma interacção dinâmica entre as modalidades concretas de organização e gestão dos ambientes de aprendizagem, por um lado, e os procedimentos de planificação, implementação e avaliação das actividades. O nosso estudo mostrou ainda que a escolha de determinadas actividades pelo professor obedece a um esquema de progressão gradual, e a diferentes níveis, em direcção aos objectivos visados.

Keywords : Organização e Gestão da Classe; Actividades de Ensino-Aprendizagem; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )