SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue01Formação acadêmica do fisioterapeuta: a utilização das atividades lúdicas nos atendimentos de criançasProdução científica dos alunos egressos do curso de especialização da Universidade Estadual de Londrina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

GOMES, Claudia  and  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Inclusão escolar do portador de paralisia cerebral: atitudes de professores do ensino fundamental. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.01, pp.85-100. ISSN 1413-6538.

RESUMO As atitudes em relação às pessoas com as necessidades especiais representam um dos mais importantes fatores para o sucesso da escola inclusiva. Para avaliar as atitudes do professor quanto à inclusão de portadores de paralisia cerebral (PPC), um questionário com uma escala de atitude foi aplicado em 68 professores de ensino fundamental. Foi evidenciada discordância com relação à inclusão de PPC na escola. A análise fatorial levou a seis fatores que podem explicar tais atitudes: como ensinar PPC em classes normais; sentimentos e emoções de professores na presença de PPC; contato com os PPC; o tipo de educação mais adequado para os PPC; rendimento escolar da sala de aula com a presença de um PPC; e preconceito na sala de aula. Dissonância entre as dimensões afetiva, cognitiva e denotativa das atitudes dos professores foi constatada, a discordância e a dissonância evidenciadas podem representar barreiras quanto à inclusão escolar de PPC

Keywords : Inclusão; Paralisia Cerebral; Atitudes; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )