SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02A inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de CuritibaCaracterização dos enunciados de um aluno não-falante usuário de recurso suplementar de comunicação durante a construção de histórias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BOSCOLO, Cibele Cristina; COSTA, Maria da Piedade Rezende da; DOMINGOS, Camila Maria Pereira  and  PEREZ, Fabrícia Cristina. Avaliação dos benefícios proporcionados pelo AASI em crianças e jovens da faixa etária de 7 a 14 anos. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.02, pp.255-268. ISSN 1413-6538.

A presença de perda auditiva pode acarretar sérias conseqüências no desenvolvimento de fala e aprendizagem. Um recurso importante para a reabilitação do deficiente auditivo é o AASI. Para estar bem adaptado, o AASI deve fornecer benefícios para os usuários. A avaliação do benefício proporcionado pelo AASI, por meio de questionários de auto-avaliação, é fundamental. O presente estudo procurou verificar os benefícios proporcionados pelo AASI por meio de um questionário aplicado às crianças e adolescentes usuários de AASI, na faixa etária de 7 a 14 anos. Foram avaliados 19 deficientes auditivos, de ambos os sexos. Verificamos que em relação ao uso do AASI, 12 (63%) deficientes auditivos utilizam o AASI em todos os lugares que vão, retirando-os apenas para tomar banho e dormir, 5 (23%) referem utilizar o AASI somente em casa e na terapia fonoaudiológica Em relação ao benefício proporcionado pelo AASI na rotina caseira, 14 (73%) ouvem melhor a televisão, 15 (78%) ouvem melhor o telefone ou campainha, 12 (63%) ouvem melhor os pais chamarem pelo nome. No ambiente escolar, verificou-se que o AASI promove uma melhor recepção da fala do professor estando ele próximo ao aluno. Em situações sociais, 15 sujeitos (78%) relataram que com o AASI brincam melhor com seus amigos, 12 (63%) ouvem melhor os amigos , 16 (84%) conseguem ouvir os carros na rua, e 9 (47%) referiram que conseguem ouvir uma pessoa falando em local de ruído. O uso desse instrumento possibilitou verificar os benefícios oferecidos pelo AASI às crianças e jovens deficientes auditivos.

Keywords : Deficiente da Audição; Reabilitação; Audição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )