SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número03A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do ParanáO faz-de-conta em crianças com deficiência visual: identificando habilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

DUARTE, Gladys Mabel  e  DE ROSE, Júlio Cesar Coelho. A aprendizagem simbólica em crianças com deficit atencional. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.331-350. ISSN 1413-6538.

Foram participantes deste estudo seis crianças da escola regular, das quais três apresentavam distúrbios atencionais associados a dificuldades de aprendizagem escolar. Todas as crianças foram submetidas a sete experimentos visando avaliar a formação de classes de equivalência. O procedimento incluiu a manipulação de diferentes variáveis tais como estrutura de treino, aspectos dimensionais dos estímulos e contingências de reforçamento, com o objetivo de analisar o impacto destes fatores na formação de classes. Os dados mostram que as mudanças na natureza dos reforçamentos parece m ser altamente críticas para induzir respostas de observação e o incremento na precisão das respostas de emparelhamento de acordo com o modelo. O treino multinodal (experimento 6) e o tamanho das classes (experimento 1 e 2) mostraram uma diminuição dos efeitos negativos dos distúrbios atencionais nas três crianças do grupo experimental. Os resultados do estudo foram discutidos em termos das possíveis tecnologias de ensino que poderiam reduzir as conseqüências dos deficits atencionais e os comportamentos impulsivos no desempenho acadêmico.

Palavras-chave : Déficits Atencionais; Dificuldades de Aprendizagem; Formação de Classes de Equivalência; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )