SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03O faz-de-conta em crianças com deficiência visual: identificando habilidadesOperacionalização de escala para análise de padrão de mediação materna: um estudo com díades mãe-criança com deficiência visual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini et al. Avaliação de aspectos formais em quatro periódicos científicos na área de educação especial. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.369-392. ISSN 1413-6538.

A avaliação do periódico é de fundamental importância para medirmos a qualidade das pesquisas, assim como sua confiabilidade e rigor. O objetivo deste artigo é identificar os aspectos formais a serem aperfeiçoados e os aspectos que já se adequam às formalidades do universo das publicações científicas com base na aplicação de uma metodologia para análise de periódicos que possibilita a identificação destes aspectos formais da publicação. Foram avaliadas quatro publicações da área de Educação Especial, quais sejam, Benjamin Constant, Revista Brasileira de Educação Especial, Revista Educação Especial e Espaço em relação aos aspectos formais de um periódico. Conclui-se que os periódicos analisados já atingiram alguns quesitos, mas ainda precisam adequar-se a outros devidamente descritos no trabalho.

Keywords : Educação Especial; Produção Científica; Periódicos; Ciência da Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )