SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03Operacionalização de escala para análise de padrão de mediação materna: um estudo com díades mãe-criança com deficiência visualAquisição de leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

YOSHIMURA, Roberto Minoru; KASAMA, Silvia Tieko; RODRIGUES, Lidiane Cristina Barraviera  and  LAMONICA, Dionísia Aparecida Cusin. Habilidades comunicativas receptivas em criança com bilingüismo português-japonês e paralisia cerebral: relato de caso. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2006, vol.12, n.03, pp.413-422. ISSN 1413-6538.

O objetivo do presente estudo foi descrever habilidades receptivas de uma criança com paralisia cerebral diplégica espástica, filha de brasileiros, nascida no Japão, exposta aos idiomas português e japonês. Método: Para a avaliação das habilidades receptivas foi realizada a observação do comportamento comunicativo por meio de atividades comunicativas, utilizando-se materiais lúdicos; provas de reconhecimento semântico, com o uso das figuras do ABFW e provas de discriminação auditiva. Nas atividades propostas utilizou-se dos idiomas português falado no Brasil e japonês. Também foi realizada a avaliação audiológica, que constou de imitânciometria e audiometria tonal liminar. Resultados: Na avaliação audiológica obteve resultados dentro dos padrões de normalidade. Nas atividades comunicativas demonstrou compreender ordens simples em contextos imediatos, com referenciais presentes e ausentes, em ambas as línguas. Apesar da gravidade do quadro motor e da criança não fazer uso de comunicação oral, a compreensão de conceitos nas duas línguas foi considerado satisfatória, demonstrando habilidades receptivas preservadas. A experimentação ambiental e a estimulação familiar permitiram o desenvolvimento da habilidade receptiva. Conclusões: Apesar da gravidade das alterações motoras, as capacidades intrínsecas desta criança, as possibilidades senso-perceptivas e estimulação ambiental favoreceram o desempenho receptivo nos idiomas japonês e português.

Keywords : Paralisia Cerebral; Linguagem; Multilingüismo; Compreensão; Linguagem Infantil; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )