SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue01Deficientes auditivos e escolaridade: fatores diferenciais que possibilitam o acesso ao ensino superiorDiscursos e significados sobre as pessoas com deficiências nos livros didáticos de português: limites na comunicação de sentidos e representações acerca da diferença author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

FERREIRA, Solange Leme. Ingresso, permanência e competência: uma realidadepossível para universitários com necessidades educacionais especiais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2007, vol.13, n.01, pp.43-60. ISSN 1413-6538.

A experiência desenvolvida pelo PROENE - Programa de Acompanhamento a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais é relatada com o fim de compartilhar algumas reflexões, dificuldades, desafios e proposições com os pares de outras instituições de ensino superior envolvidos nesta modalidade de atendimento, ou que pretendam criar o seu próprio serviço, conforme características e condições específicas de suas realidades. O programa é composto por profissionais oriundos das áreas de Serviço Social, Educação e Psicologia, responsáveis por: a) identificar as dificuldades e necessidades especiais concernentes ao processo de ensino-aprendizagem-avaliação apresentadas pelo estudante e b) propor recursos e estratégias que reduzam ou eliminem as dificuldades e demandas especiais identificadas. Essas ações da equipe, associadas a um trabalho de mediação junto aos colegiados de curso e demais professores inseridos na situação, têm se mostrado eficazes para o bem estar físico e emocional dos estudantes acompanhados, bem como para a melhoria das condições indispensáveis à sua aprendizagem e formação profissional qualificada, desde o ingresso até o final de sua trajetória acadêmica.

Keywords : Inclusão; Necessidades Educacionais Especiais; Instituição de Ensino Superior; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )