SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue01Acolhendo e atuando com alunos que apresentam paralisia cerebral na classe regular: a organização da escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

CRUZ, Daniel Marinho Cezar da; SILVA, Juliana Testa  and  ALVES, Heliana Castro. Evidências sobre violência e deficiência: implicações para futuras pesquisas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2007, vol.13, n.01, pp.131-146. ISSN 1413-6538.

Diante as diversas pesquisas acerca da violência realizada em diferentes áreas, o objetivo deste artigo é discutir o fenômeno da violência e suas relações com a deficiência no desenvolvimento humano. Enquanto metodologia foi realizada uma revisão de literatura nos últimos dois anos, destacando-se alguns tipos de violência e suas relações com a deficiência. Como considerações, sugere-se o fomento de pesquisas nesta linha de investigação e a necessidade de maior proximidade de profissionais da área da saúde e educação, com a comunidade, no contexto da prevenção e promoção do desenvolvimento infantil.

Keywords : Deficiências; Violência; Prevenção; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )