SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue02Algunos modos de historiar la educación especial en colombia: una mirada crítica desde la historia de la práctica pedagógicaSurdez e linguagem escrita: um estudo de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

STIVANIN, Luciene  and  SCHEUER, Claudia Ines. Tempo de latência e características da nomeação de figuras de crianças com transtorno da leitura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2007, vol.13, n.02, pp.189-204. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste estudo foi investigar o tempo de latência e as características da nomeação de figuras em crianças com Transtorno da Leitura e com desenvolvimento típico de leitura, de mesma escolaridade. As amostras foram constituídas por 20 crianças com Transtorno da Leitura (m=8,3 a) e 25 crianças sem dificuldades na leitura (m=8,6 a), de ambos os gêneros. O teste de nomeação de figuras foi constituído por 96 figuras, com balanceamento equivalente às palavras escritas: freqüência de ocorrência, extensão e complexidade para o português falado no Brasil. As figuras foram apresentadas na tela de um computador e as crianças foram instruídas a dizer o nome das figuras. O tempo de latência e as respostas foram registradas em um programa criado especialmente para esta pesquisa. As respostas foram analisadas de acordo com os critérios da literatura específica. Não foram observadas diferenças entre crianças com Transtorno da Leitura e seus controles para o tempo de latência. Todavia os resultados apontaram mais respostas corretas para o grupo de leitores e mais erros fonológicos para as crianças com Transtorno da Leitura. Conclui-se que o tempo gasto para a recuperação dos nomes das figuras é semelhante entre as amostras, porém as crianças com Transtorno da Leitura podem exibir déficits na nomeação de figuras, principalmente para selecionar as formas fonológicas dos nomes, resultando em nomeações incorretas.

Keywords : Nomeação de Figuras; Tempo de Latência; Transtorno da Leitura; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )