SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue03Crianças com e sem síndrome de Down: valores e crenças de pais e professoresAs famílias e a classe especial em um colégio de elite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538

Abstract

BARBOSA, Altemir José Gonçalves; ROSINI, Daniella Collado  and  PEREIRA, Alessandra Almeida. Atitudes parentais em relação à educação inclusiva. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.447-458. ISSN 1413-6538.

Com o objetivo de descrever as atitudes parentais em relação à inclusão escolar, 445 pais de alunos de primeira à quarta série do ensino fundamental de duas escolas municipais da cidade de São Paulo, responderam um questionário e uma escala de atitudes tipo Likert denominada Inventário Geral de Atitudes quanto à Educação Inclusiva (IGAEI). Participaram do estudo 169 (37,98%) pais de alunos com necessidades educacionais especiais em processo de inclusão (G1) e 276 (62,02%) progenitores de discentes que, de acordo com as instituições, não possuíam tal característica (G2). Os instrumentos foram aplicados coletivamente em reunião de pais e mestres com resposta individual. Os resultados obtidos revelam que ambos os grupos de pais tendiam a possuir atitudes favoráveis em relação à educação inclusiva. Porém, as atitudes dos pais de estudantes com necessidades educacionais especiais eram mais favoráveis à inclusão. São apresentados, ainda, resultados referentes a outras variáveis pesquisadas, como, por exemplo, tipos de necessidades educacionais em processo de inclusão. O estudo tende a corroborar resultados obtidos em pesquisas realizadas em outros países, ainda que algumas discrepâncias tenham sido percebidas. Conclui-se enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro e ressaltando a importância dos pais no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.

Keywords : Educação Inclusiva; Atitude dos Pais; Aluno com Necessidades Especiais; Escala de Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )