SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Atitudes parentais em relação à educação inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

DALLABRIDA, Adarzilse Mazzuco. As famílias e a classe especial em um colégio de elite. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2007, vol.13, n.03, pp.459-478. ISSN 1413-6538.

O presente trabalho aborda as expectativas familiares na escolha de um colégio privado e confessional que atende à elite catarinense há mais de um século. Os dados foram coletados através de entrevistas e análise documental. Os principais resultados apontam que as famílias foram buscar nesta instituição um atendimento mais escolarizante e, a escola, desacreditando no potencial de aprendizagem dos conteúdos escolares destes alunos, buscava implementar atividades de vida diária. Concluiu-se que essas famílias travaram uma luta contra a exclusão de seus filhos nos espaços destinados aos não-deficientes, abriram caminhos para que estes filhos pudessem percorrer suas trajetórias de vida dentro do padrão que eles almejavam.

Palabras clave : Educação Especial; Deficiente Mental; Escolarização; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )