SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Habilidades de auto proteção acerca do abuso sexual em mulheres com deficiência mentalA dramatização como estratégia de aprendizagem da linguagem escrita para o deficiente auditivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

GERENTE, Juliana Gonçalves da Silva; PASCOAL, Augusto Gil  y  PEREIRA, Maria Leonor Moniz. Localização especial de estímulos sonoros em indivíduos cegos congênitos: estudo comparativo da posição tridimensional da cabeça em adultos cegos congênitos e indivíduos videntes. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.01, pp.111-120. ISSN 1413-6538.

A capacidade para localizar objetos fixos ou em movimento no espaço tridimensional depende da função visual. No indivíduo cego, as modalidades sensoriais remanescentes, nomeadamente a audição, poderiam compensar a visão na localização espacial. O objetivo deste estudo foi analisar o papel da audição no mecanismo de localização espacial por meio da habilidade de orientar de forma precisa a cabeça face à fonte sonora. Cinco adultos cegos congênitos foram comparados com cinco sujeitos videntes vendados. A tarefa consistiu na orientação da cabeça ao estímulo sonoro, emitido por sete fontes diferentes, com localização fixa. A posição tridimensional da cabeça e tronco foi registrada por um sistema de varredura eletromagnético (Flock of Birds System). Para cada som produzido foi calculado o "erro de localização". Esta medida correspondeu à diferença entre o registro da posição obtido durante o teste e durante uma posição de controle. Os resultados revelaram que nos indivíduos cegos congênitos a magnitude de erro de localização dos estímulos auditivos foi superior aos indivíduos videntes. Conclui-se que a representação mental formada com base na visão constitui um dos pré-requisitos para um bom desempenho nas tarefas espaciais.

Palabras clave : Percepção Espacial; Cegueira; Percepção Auditiva; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués