SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no campus da USP de Bauru índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

ROSA, Greisy Kelli Broio; MARQUES, Inara; MEDINA-PAPST, Josiane  y  GOBBI, Lilian Teresa Bucken. Desenvolvimento motor de criança com paralisia cerebral: avaliação e intervenção. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.163-176. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento motor de uma criança com idade cronológica de 10 anos com paralisia cerebral do tipo atáxica e os efeitos de um programa de atividades motoras no meio aquático. O desenvolvimento motor foi mensurado seguindo os procedimentos propostos no Manual de Avaliação Motora e o programa de intervenção das atividades motoras no meio aquático foi realizada no Serviço Social da Indústria - SESI/ Londrina - Pr., duas vezes por semana, em sessões de 45 minutos por um período de 2 meses, obtendo uma freqüência de 87%. Os dados foram analisados descritivamente, comparando os resultados de pré e pós-testes. O quociente motor em todos os itens foi classificado como "muito inferior", o que se caracteriza como déficit motor, com exceção da organização temporal que foi avaliada como "normal baixo". Após a intervenção, a única área que mostrou avanços foi a de equilíbrio, cujo resultado mostrou que a criança avançou 12 meses na idade motora, não apresentando alterações proporcionais nas outras áreas.

Palabras clave : Desenvolvimento Motor; Paralisia Cerebral; Avaliação Motora; Intervenção; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués