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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

ROCHA, Margarette Matesco  e  ALMEIDA, Maria Amélia de. Ensino itinerante para deficientes visuais: um estudo exploratório. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.201-216. ISSN 1413-6538.

O programa de ensino itinerante para alunos com deficiência visual tem por objetivo complementar o atendimento educacional oferecido na sala de aula do ensino regular. Considerando que as referências sobre essa modalidade de ensino são bastante reduzidas e, ainda, levando-se em conta a tendência de crescimento desse tipo de atendimento em decorrência do aumento de inclusões na rede regular de ensino, o presente trabalho teve como objetivo descrever as características profissionais, habilidades e condições de trabalho do professor itinerante de alunos com deficiência visual. Participaram do estudo seis professores itinerantes. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. Os conteúdos das entrevistas foram transcritos na íntegra e, posteriormente, classificados em temas previamente definidos. Os resultados apontaram a necessidade de uma reorganização dessa modalidade de ensino em termos de objetivos, de infra-estrutura e de políticas públicas para que o ensino itinerante cumpra seu papel como um recurso de apoio que favoreça a inclusão escolar e social de crianças com deficiência visual.

Palavras-chave : Deficiência Visual; Professor Itinerante; Educação Especial.

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