SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Corpos deficientes, eficientes e diferentes: uma visão a partir da educação física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

PACANARO, Sílvia Verônica; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  y  SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça. Avaliação das habilidades cognitiva e viso-motora em pessoas com Síndrome de Down. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.02, pp.311-326. ISSN 1413-6538.

Este estudo teve como objetivo avaliar habilidades intelectuais e viso-motoras em pessoas com Síndrome de Down (SD), utilizando para isto os testes TONI 3- Forma A e o Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG). Participaram 51 pessoas com a síndrome, ambos os sexos, com idade cronológica variando entre 6 e 24 anos (M=15,3; DP=4,9), oriundos de instituições de educação especial do interior de São Paulo. Os instrumentos foram aplicados individualmente e os resultados indicaram evidência de validade convergente entre os resultados obtidos com o TONI-3-Forma A e o B-SPG. Por meio da prova de correlação de Pearson foram obtidos índices negativos e altamente significativos entre os construtos pesquisados, congruentes com os pressupostos teóricos dos instrumentos utilizados (r=-0,57; p<0,001), demonstrando que os participantes que tiveram mais acertos na medida de inteligência foram os que cometeram menos erros na medida de habilidade viso-motora. Ainda assim, sugere-se que outros estudos sejam realizados com amostras maiores do que a aqui pesquisada, visando à identificação de padrões de desenvolvimento de habilidades cognitivas e viso-motoras nessa população, bem como a possibilidade de que programas de intervenção mais apropriados sejam elaborados para desenvolver o potencial cognitivo apresentado por pessoas com SD.

Palabras clave : Psicometria; Avaliação Psicológica; Habilidade Viso-Motora; Inteligência; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués