SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03La construcción social de dificultades de aprendizaje en las prácticas educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

RAMALHO, Joaquim; MATEUS, Filipa; SOUTO, Marisa  y  MONTEIRO, Marlene. Intervenção educativa na perturbação Gilles de la Tourette. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.337-346. ISSN 1413-6538.

A perturbação Gilles de la Tourette é um distúrbio neuropsicológico crónico, que resulta de anomalias ao nível dos neurotransmissores cerebrais. É caracterizada por fenómenos compulsivos, que originam tiques motores e vocais e origina problemas a nível social, emocional e particularmente na adaptação e integração no meio escolar. Este artigo procura promover um melhor conhecimento desta perturbação, da sintomatologia associada e essencialmente elaborar estratégias de intervenção educativa destinadas aos diversos agentes educativos, de modo a promover uma integração escolar e social mais eficiente.

Palabras clave : Perturbação Gilles de la Tourette; Tiques; Intervenção Educativa; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )