SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Interação professor-aluno com autismo no contexto da educação inclusiva: análise do padrão de mediação do professor com base na teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (Mediated Learning Experience Theory)O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de Óptica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

REGANHAN, Walkiria Gonçalves  e  BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. Inserção de alunos com deficiência no ensino regular: perfil da cidade de Marília. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.385-404. ISSN 1413-6538.

Objetivou-se com esse estudo identificar o perfil de professores de ensino regular da cidade de Marília que tinham alunos com deficiências matriculados em suas salas de aula, bem como o perfil da clientela atendida por estes professores. Participaram do estudo 68 professores da cidade de Marília - SP que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário contendo 13 questões divididas em 2 partes: 1) identificação dos participantes e 2) identificação dos alunos com deficiência. Os dados colhidos nos questionários foram submetidos à análise da freqüência absoluta e relativa. Foram identificadas 10 categorias. De acordo com os resultados dessa pesquisa, concluiu-se que a inserção do aluno com deficiência no ensino regular ocorre com a modificação da formação que favorece ao profissional o conhecimento e a compreensão das distintas formas de aprendizagem do seu alunado, a fim de estruturar sua própria prática pedagógica para atender, com qualidade, a diversidade.

Palavras-chave : Educação Especial; Aluno com Deficiência; Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )