SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03O discurso da legislação sobre o sujeito deficienteA inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino: desafios e possibilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

LIEGE, Luciane Aparecida; GOGOLA, Milena Maria Rodege  e  NOHAMA, Percy. Layout de teclado para uma prancha de comunicação alternativa e ampliada. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2008, vol.14, n.03, pp.479-496. ISSN 1413-6538.

O objetivo deste artigo é descrever e discutir a proposta de um novo layout de teclado projetado especialmente para uma prancha de comunicação alternativa com acionamento mecânico e remoto, para ser utilizado por portadores de paralisia cerebral com capacidade cognitiva preservada. Para compor o layout do teclado de comunicação alternativa, realizou-se uma pesquisa envolvendo disposição e conteúdo das teclas. Participaram do estudo onze voluntárias, sendo: cinco professoras de educação especial, quatro pedagogas especializadas em educação especial e duas fonoaudiólogas. O layout é composto por 95 teclas dispostas em grupos de teclas: alfabéticas, de letras acentuadas, numéricas, de funções e de comunicação alternativa e ampliada. As teclas de comunicação alternativa, contêm ícones associados à palavras ou frases, além de teclas acentuadas. Os ícones contemplados fazem parte de uma linguagem visual brasileira de comunicação, em desenvolvimento. Para auxiliar na localização, tanto o tamanho de teclas e caracteres quanto as cores de fundo das teclas diferenciadas foram utilizadas. As teclas com letras acentuadas e as teclas de comunicação alternativa visam facilitar e acelerar a digitação das mensagens, reduzindo assim o tempo de digitação e conseqüentemente, a ocorrência de fadiga muscular.

Palavras-chave : Comunicação Alternativa; Layout de Teclado; Interface Homem-Máquina; Prancha de Comunicação; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )