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Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538

Resumen

LOURENCO, Érica Aparecida Garrutti de; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini  y  ALMEIDA, Maria Amélia de. Delineamentos intrassujeitos nas dissertações e teses do PPGEES/UFSCAR. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.02, pp.319-336. ISSN 1413-6538.

Os delineamentos experimentais intrassujeitos constituem importante alternativa metodológica para questionamentos inerentes às pesquisas de intervenção, desenvolvidas na Educação Especial. Em vista disso, objetivou-se identificar e caracterizar as dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), desde a implementação do referido programa, em 1978, até o ano de 2004. Inicialmente, efetuou-se a leitura dos títulos, resumos e outros elementos pré-textuais das dissertações e teses para identificar as que empregaram delineamentos intrassujeitos. A seguir, coletaram-se informações sobre a caracterização da população-alvo, do tema e dos procedimentos metodológicos: tipo de delineamento intrassujeito, variáveis dependente e independente, presentes na introdução, no método e nos resultados das dissertações e teses selecionadas. Os resultados revelaram que, dentre as 21 dissertações e teses com delineamentos intrassujeitos, a maioria fez uso do delineamento A-B e do delineamento de linha de base múltipla, no total de 43% e 38%, respectivamente. As demais dissertações e teses (19%) apresentaram os delineamentos A-B-A e múltiplas sondagens. Finalizando, os delineamentos intrassujeitos podem possibilitar suficiente demonstração do controle experimental e impacto das intervenções, e sua utilização em pesquisas sobre Educação Especial pode minimizar as lacunas no conhecimento desta temática.

Palabras clave : Formação de Pesquisadores; Delineamento Metodológico; Produção Científica Discente; Pesquisa Intrassujeitos.

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